Buscando estabelecer fortes conexões entre o urbano e a natureza, tradição e inovação e economia e cultura, o escritório SOM projetou um masterplan para a Área Central do Distrito de Guangming, Shenzhen, China. Uma nova referência de desenvolvimento ecologicamente integrado, o projeto conduirá o crescimento urbano previsto para a região.
Localizado na interseção do "colar de esmeralda", um cinturão natural envolve a cidade, e a margem leste do corredor de desenvolvimento da indústria de alta tecnologia do Delta do Rio das Pérolas, o masterplan se constitui como um nodal financeiro cercado de verde e água.
“Fundamental para o sucesso do plano diretor é a integração de novos espaços abertos que se baseiam nos sistemas topográficos, hidrológicos e paisagísticos presentes na área”. Na verdade, os espaços abertos respondem por mais de 40% do projeto total, com o Parque da Ciência como a peça central do sistema, com uma ampla gama de usos recreativos, culturais e agrícolas. Além disso, o projeto dilui os limites do Parque da Ciência para criar um sistema paisagístico amplo, mais integrado, que se expande para o ambiente urbano por meio de ruas, espaços abertos, praças, e, inclusive, dentro da arquitetura.
O projeto de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável será estrategicamente construído próximo a duas novas estações de metrô. O distrito comercial, por sua vez, se localizará na extremidade leste do Science Park, oferecendo áreas para escritórios, comércio, habitação e usos culturais. Por fim, a porção sul do projeto apresentará uma combinação única de usos culturais e esportivos que promovem saúde, bem-estar e estilos de vida ativos.
Projetada para otimizar o fluxo de pedestres e fornecer conectividade máxima entre trânsito, moradia e trabalho, a proposta do SOM busca integrar arquitetura e natureza em uma das regiões de maior desenvolvimento da China.